Poluição Urbana

A poluição urbana é a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo.

A poluição nas regiões urbanas, tem aumentado devido à crescente actividade industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação. A qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores.

Em suma, a poluição urbana estende-se por vários ramos, nomeadamente a poluição sonora, visual, atmosférica, dos solos e da água. Diferentes tipos de poluição urbana.

- Poluição Atmosférica

A poluição atmosférica caracteriza-se principalmente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenómeno são todas causadas pela actividade do Homem. Como: A queima de resíduos urbanos, industriais, agrícolas e florestais; A queima de resíduos de explosivos, resinas, tintas, plásticos, pneus é responsável pela emissão de compostos perigosos; Os fogos florestais são, nos últimos anos, responsáveis por emissões significativas de CO2; O uso de fertilizantes e o excesso de concentração agro-pecuária; As indústrias de minerais não metálicos, a siderurgia, as pedreiras e áreas em construção, são fontes importantes de emissões de partículas.

- Poluição Sonora

A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, sendo o mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres humanos. Os sons de qualquer natureza podem tornar-se insuportáveis quando emitidos em grande "volume", neste caso, o mais correcto é dizer-se que esse determinado som possui nível elevado de pressão sonora, ou elevada intensidade. O termo ruído pode ser utilizado em vários contextos. É algo inoportuno, indesejável, que pode prejudicar a percepção de um sinal ou gerar desconforto. Nos grandes centros urbanos, na proximidade dos aeroportos, dos caminhos-de-ferro, das auto-estradas e de outras rodovias de intenso tráfego, pessoas são, diariamente, confrontadas com ruídos e barulhos ensurdecedores produzidos pelos motores ou buzinas dos automóveis, dos camiões, das motos e das motorizadas, dos transportes públicos, que circulam nas ruas e estradas num constante agitação.