Doenças provenientes da poluição.

  

        O acumular de partículas e gases nocivos lançados na atmosfera está provocando doenças respiratórias preexistentes e pode aumentar o índice de infecções das vias aéreas superiores e pneumonia nos paulistanos, em diferentes faixas etárias, de acordo com estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
As doenças respiratórias atingiram mais o grupo de menores de 13 anos de idade e, na sequência, o das idades de 40 a 65 anos e de 30 a 39 anos. O aumento da concentração de poluentes com a gripe influenza foi maior entre jovens de 13 a 19 anos e em idosos maiores de 65 anos. Em relação à asma, apareceram entre 30 a 39 anos de idade e também entre 40 e 65 anos. O material nocivo no ar também se associou significativamente à pneumonia na faixa etária dos 40 aos 65 anos e em maiores de 65 anos. “O tempo seco e a baixa humidade relativa do ar permitem que os poluentes permaneçam mais tempo em suspensão no ar, um factor aditivo que contribui para causar desconforto respiratório”, explica a pesquisadora da Unifesp, Silvia Letícia Santiago.
 

 

DICAS PARA EVITAR DOENÇAS E INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS:

  • Mantenha as mucosas húmidas por meio da ingestão de bastante líquido;
     
  • Evite exercícios físicos entre 10h e 16h. O cuidado deve ser redobrado para idosos e crianças pequenas;
     
  • Utilize toalhas húmidas e bacias com água em ambientes mais fechados para evitar a desidratação mais acentuada das mucosas;
     
  • O nariz é o órgão designado para aquecer e humidificar o ar, portanto deve-se sempre priorizar a respiração por meio dele. Se ele estiver obstruído, é necessário buscar auxílio médico para identificar a causa e tratá-la.