Semanário15  9-5-2011/13-5-2011

  •  1.1 -  Actividades

     

        Esta semana a nossa tarefa consistiu em continuar a desenvolver o Projecto. Também começámos a fazer a apresentação power point do 3º período e delineámos o Dia do Projecto.
  • 1.2 - Contéudo 

     

         Durante esta semana, a nossa pesquisa baseou-se na Poluição Urbana.

         A poluição urbana é a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo.

        A poluição nas regiões urbanas, tem aumentado devido à crescente actividade industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação. A qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores.

        Em suma, a poluição urbana estende-se por vários ramos, nomeadamente a poluição atmosférica, sonora, visual, dos solos e da água

    Poluição atmosférica

        A poluição atmosférica caracteriza-se principalmente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar.

    Poluição sonora

     A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, sendo o mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres humanos.  

    Poluição visual

    Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços.

    Poluição dos Solos

    A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afecta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios directos ou indirectos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.

    Poluição da Água

    Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser maléficos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a actividade humana. O resultado desta contaminação diz-se água poluída.

     

     

         

 

 Fontes: Compilação feita pelos alunos.

Website do grupo: http://eco-deja-vu.webnode.pt

Website Área de Projecto: http://esob.portal-escolar.com

Email do líder: n_costa69@hotmail.com

Prof. Aquiles Boiça