Edifícios

Edifício em forma de Gota de Água

Os Edificios Ecológicos e autosuficientes estão na moda, ao menos entre tantos projectos será o habitual daqui a uns anos? De momento temos que nos conformar com desenhos futuristas como este de de Orlando Urrutia com forma de gota gigante.

Este é um edificio completamente relacionado com a água, não só a forma, mas também extrai água diretamente do ar usando a energia solar e também parte da estrutura está imerso em água. O sistema de captação de água do edifício será responsável de enchimento em qualquer caso, apreciar a pisos inferiores um grande aquário e no piso superior seria um hotel de luxo, restaurantes, espaço para convenções, um ginásio, etc.

O edifício utiliza energia inteligente, rodeado por painéis solares semi-transparentes que captam a energia solar, e não privam da luz nos espaços interiores. Os lados onde a luz do sol não incide directamente têm entradas de ar que funcionam até uma velocidade máxima que subiria através de um pátio para chegar a uma turbina de vento no topo.

Fonte: http://tec.nologia.com/2009/06/11/edificio-con-forma-de-gota-de-agua

 

Projecto Eco-Hotel de Luxo prevê construção em cratera

A empresa Atkins, famosa pelos seus grandioso projectos, propôs uma arquitectura de hotéis construídos numa cratera de montanhas, com o telhado coberto de relva e um sistema inovador que utiliza a energia geotérmica para o fornecimento de eletricidade.

Localizado no Songjijang, perto de Xangai (China), a água é a chave do factor design, que circulará no centro do edifício e para toda a utilização do hotel. Esta magnifíca obra de arquitectura, será um cartão postal de paisagem ecológica, inspirando a todos a tirarem as suas férias.