Casas Ecológicas

 

         As casas bioclimáticas são aquelas que reúnem óptimas condições de habitabilidade com o mínimo consumo energético. Uma habitação que é inteligentemente concebida, saudável e regulada de forma auto-suficiente, onde a energia é proveniente de fontes naturais. As águas da chuva filtram-se e armazenam-se para serem reutilizadas, tendo sempre como principio não haver perdas nem desperdícios. A construção da casa propriamente dita deve ser construída com materiais não tóxicos e naturais, sendo os mais importantes a madeira, pedra e argila. Uma vivenda confortável e bela é aquela que permite ao ser humano viver em harmonia com o meio ambiente.

 

Passos a seguir para construir uma casa ecológica:

         Fazer o levantamento topográfico do terreno, a análise geológica ao solo e subsolo (ver carta geológica da zona) e a análise para comprovar a salubridade e outros tipos possíveis de contaminação.

        A orientação do terreno deve ter inclinação para sul, protegida a norte e livre de grandes correntes de ar. Na zona lateral (este e oeste), seria bom que existisse algum tipo de coluna ou montanha de reduzido tamanho e a sul vales para que o sol não seja ocultado.

 

Vantagens de uma casa ecológica

 

- Utilização de Ecoprodutos:

- Não agridem o ambiente e a saúde dos consumidores;
- São fabricados a partir de matérias-primas naturais renováveis ou recicláveis;
- Não são testados em animais.

- Jardim no telhado:

- Melhoria do isolamento térmico e acústico;
- Redução da poluição ambiental;
- Equilíbrio da humidade relativa no interior do edifício.

- Revestimento de madeira:
- Madeira tratada pela acção do calor, sem adição de produtos químicos;
- Utilização de madeira proveniente de florestas sustentadas;
- Os painéis têm diferentes larguras, o que permite diversos acabamentos;
- No final, o revestimento pode ser deixado ao natural ou envernizado.

- Acabamentos de Luxo:

- Isolamento acústico - Uma casa construída de troncos ou pranchas de madeira apresenta um elevado número grau de isolamento de barulhos e ruídos.

- Isolamento térmico - Ao tocar numa parede de madeira consegue perceber que esta tem sempre uma temperatura agradável. Isso acontece porque a madeira retém o calor, libertando-o lentamente ao longo do dia;

- Impacto Ambiental - Uma edificação de madeira maciça requer um número mínimo de produtos pré-fabricados ou tóxicos. Além disso, a madeira utilizada na construção é um regulador e um estabilizador natural da humanidade ambiental.